sábado, 30 de outubro de 2010

Semana de trabalho 25 - 29/10

Essa semana até agora foi a mais cansativa e produtiva...


- 25/10 - Segunda-feira : Como tivemos que mudar o nosso ponto "J" de lugar, pois uma placa atrapalhava a sua visualização, medimos novamente duas distâncias horizontais, e começamos a medir os ângulos internos da poligonal.







-27/10 - Quarta-feira: Esse foi o dia em que ficamos mais tempo no campo, iniciamos às 7:30 até às 11:00 e voltamos na parte da tarde de 15:00 as 17:10.
Terminamos as medições dos ângulos, e chegamos a conclusão de que seria necessário colocarmos mais um piquete, como mais um ponto da nossa poligonal. Assim, ficamos com 9 pontos na poligonal fechada e 1 ponto na poligonal enquadrada! Com isso tivemos que medir mais distâncias horizontais e ângulos horizontais.



- 29/10 - Quinta-feria: Nos encontramos na Escola de Minas às 7:00 da manhã, para fazermos os cálculos necessários para o desenho da poligonal, e como medimos as distâncias horizontais com a trena e por taqueometria (para conferência) voltamos ao campo para medir novamente algumas medidas que não estavam batendo na conferência. Enquanto uma parte do grupo foi ao campo, a outra ficou fazendo as contas da poligonal, achamos como erro angular 0º00'01" o que consideramos muito bom, pois poderíamos errar em até 0º00'06".
O erro linear, porém foi o mais complicado de se fazer as contas, pois, inicialmente, encontramos cerca de 1:1748, sendo que o erro mínimo deveria ser 1:3500, esse resultado representa o erro nas medidas horizontais dos lados da poligonal. Voltamos ao campo às 16:00 para medirmos novamente as medidas onde acreditávamos estar o erro.





-29/10: Sexta-feira: Parte do grupo já não se encontrava mais em Ouro Preto, devido ao feriado de dois de Novembro, porém o restante do grupo foi ao campo no período da tarde, e finalizaram as contas da poligonal e ao medirem as últimas medidas horizontais, finalizaram as contas e encontraram o erro linear dentro do pedido no trabalho.

Um comentário:

  1. Nenhuma novidade?

    E o resultado do cálculo da poligonal?

    É interessante que todos escrevam.

    ResponderExcluir